Pra quê ler, meu Deus. Pra quê?

 

Pra quê ler, meu Deus. Pra quê?

Você irá fazer agora uma imersão em um texto metalinguístico. Sabe o que é isso? É uma linguagem utilizada para falar dela mesma.

Não entendeu? Relaxa. Esse era o objetivo inicial.

Agora você vai entender:

Vamos falar sobre a leitura. E, olha que bacana: você está lendo!!! Metalinguagem pura!

Bom, não vou falar que a leitura é uma coisa muito importante na sua vida e que você tem que ler e blá blá blá. Falar disso é falar do óbvio e do clichê!

Vamos falar da leitura sobre um outro viés. Você sabe o que é ‘viés’? Corre lá no google que eu te espero…

….

Pronto? Pois é, vamos falar de um outro ponto de vista sobre a leitura.

A leitura atualmente tem sido muito multifacetada, muito hipertextual. Você estava aqui na companhia de minhas palavras e, de repente, se me obedeceu, foi lá no google visualizar o significado de uma palavra pra continuar de maneira interessante a leitura. Isso é, resumidamente, fazer uma leitura hipertextual. E temos feito isso o tempo todo. Temos buscado cada vez mais outras leituras dentro de leituras. Vá, por exemplo, a um jornal virtual, desses aí on line mesmo (se não quiser, não precisa ir, fica aqui comigo). Você vai perceber que nele tem vários outros links pra você clicar e poder ler outros textos sobre o mesmo assunto ou não.

Essa nossa leitura moderna já existe há séculos, mas não tão informatizada, digamos.

O dicionário é um artefato hipertextual, poxa! Claro. Você estava lá, no meio daquela leitura deliciosa de “O retrato oval” de Edgar Allan Poe e, de repente, pinta uma palavra que você não faz ideia, mas que compromete todo o entendimento da história. O que fazer? Simples, dicionário, meu irmão!

Agora, voltemos então ao “outro viés” da leitura. Ler é um saco. Sim, eu acho… Ler conto, crônica, poema, receita, carta, comentário do facebook? Tudo um saco. Detesto. Ainda mais quando são aqueles contos que te prendem e te fazem querer saber a droga do final da história e você tem mil coisas pra fazer em casa, tipo: lavar roupa, limpar a caixa de areia do seu gato… Enfim!

A leitura nos prende e nos faz escrava dela. E você, assim como eu, quer ser escravo de ninguém, não é mesmo? Ainda mais de um monte de palavras que se julga detentora de algum tipo de conhecimento. Deus o livre!

A leitura é como Medusa, você conhece o mito? (Pode buscar no google também, mas depois) Ela nos enfeitiça, nos aprisiona com seus “mil olhos”. Veja a história do rei Shariar que foi ludibriado por Sherazade com as histórias que ela contou por “Mil e uma noites”. Não! A leitura é uma perdição.

E nos dias atuais então, você vai dar uma rápida olhada no facebook, só pra saber se aquela gata ou aquele gato curtiu sua foto e se perde lendo e lendo e lendo todos os comentários e postagens! É um perigo!

E agora me diz… por que você leu até aqui essa crônica? Tá aí, prisioneiro das minhas palavras, viajando naquilo que digo, sem nem me conhecer! É o encantamento das palavras.

Ler ainda nos habilita a interpretar melhor as ações das pessoas, as consequências dos nossos atos, a vida de um modo geral. Ler é um perigo. Quem lê muito tem uma arma forte nas mãos. Geralmente, são essas pessoas que criticam o governo, pensam em soluções para problemas sociais… Enfim. Gente interessante, mas cansativa.

Eu espero que você tenha entendido bem a minha posição sobre a leitura e sobre a influência e a dependência que ela pode causar na sua vida.

Até a próxima quinta, hein!!!

Vem me ler!

Comments - 10

Candyce

Candyce

Sou sua fã n é atoa!

abril 18, 2013 6:43 pm Reply
MARIA MARLENE

MARIA MARLENE

Texto lindo, conciso, interessante.Essa menina tem um grande futuro, melhor dizendo, ela já tem um grande presente.Parabéns.
Marlene

abril 18, 2013 7:44 pm Reply
Ziraldo

Ziraldo

Por um dado momento, achei que estava preso.
=]

Muito bom!

abril 18, 2013 8:40 pm Reply
Rose Mussi

Rose Mussi

Muito bom! Inteligente, instigante e gostoso! Já estou ansiosa pelo próximo texto, crônica, leitura, encontro.

abril 18, 2013 8:44 pm Reply
Tati

Tati

Muito bacana amiga!

abril 18, 2013 10:43 pm Reply
Vinicius

Vinicius

É, mocinha, nada melhor para quem gosta de ler do que um e-reader. Brinquedinho libertador.

abril 18, 2013 11:24 pm Reply
Sandra Maria

Sandra Maria

Adorei!Você me surpreendeu!

abril 20, 2013 8:36 pm Reply
Marlene Melo

Marlene Melo

Amei . Beijos

abril 22, 2013 3:30 pm Reply
anagabriela

anagabriela

lindo mocinha adorei

abril 22, 2013 7:12 pm Reply
marina

marina

Adorei sua crônica!
Ficou muito bacana!
Beijos

abril 23, 2013 5:12 pm Reply

Add Comment

Your email is safe with us.

Aproveite a Black Week e anuncie no Alcancei. 
Anuncie Aqui
close-image

Cadastre-se no Alcancei

Os detalhes da conta serão confirmados por email.

Redefinir Sua senha