MUITO CUIDADO COM O LUGAR ONDE SEU LINDO PELUDO TOMA BANHO E FAZ SEUS PENTEADOS!

É preciso ser cuidadoso na hora de escolher o pet shop aonde levar um amigo peludo. Se é tão necessário que um animal de estimação seja encaminhado para fazer sua higiene num lugar especializado, o mais indicado, já se tornou claro, é fazer a escolha por clínicas que ofereçam esses serviços. Episódios terríveis têm ocorrido nessas lojas que, além de vender os animais, dispõe-se a cuidar de sua higiene, mas nem sempre se mostram capacitadas para isso.

Aconteceu na região da Savassi, no sábado, à tarde, uma situação digna de filmes, envolvendo bandidos e mocinhos. Um casal de professores presenciou da calçada, do outro lado da rua, o banho sinistro de cinco cães de raça, pequeno porte, absolutamente frágeis. Os cães eram agredidos por duas mulheres, usando a escova e o secador para manterem os indefesos animais quietos. O que chamou a atenção do casal que passava pela rua foram os gritos de dor e desespero dos cães. Os professores S e R tentaram repreender as funcionárias do pet shop, mas essas não deram ouvidos, fechando as janelas para não serem incomodadas. A polícia foi chamada, mas argumentou que já era final de expediente e a loja fecharia antes que chegassem. Sendo assim, o que restou ao casal foi fazer algo para tentar garantir que aqueles e outros cães não voltassem ao local na próxima semana e fossem agredidos novamente. Esperaram, portanto, as funcionárias encerrarem a seção de horrores e as seguiram enquanto foram entregar as vítimas em suas residências nos bairros Sion, Lourdes e Santo Antônio. Anotaram os endereços após cada entrega e puderam voltar às casas e apartamentos, denunciando os maus-tratos ocorridos contra os animais. Na semana seguinte, o pet shop estava de portas fechadas.

Outro triste incidente ocorreu quando um cãozinho voltou à sua residência, no bairro Jardim América, depois do banho e tosa, definitivamente paralítico. A proprietária do pobrezinho não denunciou, negou-se a indicar o nome do criminoso pet shop e sequer permitiu ser citada por qualquer meio de comunicação. Simplesmente mandou sacrificar o animal. E por aí segue-se uma série de casos lamentáveis e revoltantes sobre maus-tratos nesses estabelecimentos comerciais especializados em vender filhotes de animais, alimentos e acessórios, além de oferecer serviços de embelezamento como banho, tosa e perfumaria.

Cabe refletir sobre a real necessidade de se recorrer a esses serviços. É indispensável pensar no que o principal interessado sente a respeito de ser cuidado por pessoas que não têm nenhum afeto, nem respeito por eles. Também não é preciso ser um profundo conhecedor da psicologia canina como César Millan para deduzir que excesso de adornos, perfumes, tinturas não são do agrado dos animais. Humanizar o animal de estimação não o torna mais feliz. O que ele precisa é de boa alimentação, exercícios físicos diários, um lugar limpinho e confortável para dormir, assistência veterinária, um líder equilibrado e amor.

O momento do banho pode ser prazeroso tanto para o peludo quanto para seu responsável. Procurar se informar sobre como fazer isso de forma eficiente não é tão difícil. A internet hoje não deixa dúvidas a respeito de quase nada, e qualquer veterinário pode dar boas dicas. E se isso for garantir o bem estar, a saúde e a felicidade do animal, torna-se responsabilidade de sua família. Caso não seja possível e o peludo precise mesmo dos cuidados de um profissional, o melhor a fazer é levá-lo numa clínica veterinária que ofereça os serviços de banho e tosa, onde haverá veterinários que poderão garantir que seu amigo seja cuidado com respeito e carinho. Para optar por um pet shop, é primordial que se conheça a pessoa que estará com o animal e o veterinário responsável pela loja. Caso contrário, um banho em casa e uma tosa feita pela própria família pode não garantir que seu amigo ganhe o concurso de beleza, mas certamente garantirá sua integridade física e sua alegria.

Rose Mussi

Add Comment

Your email is safe with us.

Aproveite a Black Week e anuncie no Alcancei. 
Anuncie Aqui
close-image

Cadastre-se no Alcancei

Os detalhes da conta serão confirmados por email.

Redefinir Sua senha