Menu

Cidade

Déficit Habitacional

casa

De acordo com pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada em 25 de novembro deste ano, o déficit habitacional no Brasil é de 5,2 milhões de moradias adequadas, ou seja, construídas em padrões construtivos adequados para residências.  Segundo a mesma pesquisa, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocupa a 3ª colocação no ranking nacional com maior número de moradias inadequadas, demonstrando um crescimento de 10,44%, de 2007 para 2012. Apesar deste aumento, houve queda de 1% referente ao déficit habitacional.

Para entender melhor o déficit habitacional, devemos observar os seguintes fatores: 1) falta de estrutura para atender a demanda; 2) 12,6% foi o aumento da oferta de moradias nos cinco anos entre as duas pesquisas; 3) 3,7% das famílias com renda total até R$2.034,00 por mês, gastam até 30% da renda com aluguel; 4) Aumento dos preços dos imóveis; 5) Maior investimento do governo em infraestrutura energética, viária e de produção agrícola e pouco investimento em infraestrutura habitacional. 6) Falta de disciplina da maioria das famílias brasileiras, no uso do crédito para viabilizar a habitação própria; 7) Aumento dos juros.

Em 2014 a tendência é que o cenário permaneça estável, uma vez que todos os aspectos aqui apontados sejam “camuflados” pelo “efeito copa do mundo”, que anestesia a grande maioria da população e conforta a consciência dos nossos governantes. Mas esta realidade aponta oportunidades de negócio para quem se prepara para ela.

Acompanhe aqui, no Alcancei, matérias que acredito mostrar “o caminho das pedras” para lhe ajudar a conquistar a sua 1ª moradia, fazer um bom negócio na compra ou venda de imóveis ou ficar por dentro do mercado imobiliário.

Hilton Flauzino Consultor Imobiliário (CRECI 23.475), Perito Avaliador Judicial (CNAI 7.942) e Documentalista Imobiliário pelo Sindimóveis/MG.

Blog Mercado Imobiliário , , ,

Seja um parceiro do Alcancei!

Seja um parceiro do Alcancei! e tenha sua empresa alcançada rapidamente.

E-mail: contato@alcancei.com.br

Telefone: (31) 3046-1577